O Rio Vermelho de Cusco, um Fenômeno Natural no Peru

 


Anualmente, os visitantes da cordilheira de Vilcanota, no Peru, têm a oportunidade de testemunhar um fenômeno natural singular: um rio de cor vermelha, assemelhando-se ao sangue, serpenteando pelos vales rochosos de Cusco. Situado a cerca de 100 quilômetros da cidade de Cusco, nas proximidades da Montanha Arco-íris Palcoyo, este rio é conhecido pelos moradores locais como Palquella Pucamayu.

 PUBLICIDADE

Por aproximadamente 5 quilômetros, o rio exibe essa tonalidade vermelha antes de se misturar com outros riachos e pequenos afluentes da região, momento em que sua cor distintiva se dilui gradualmente.

 VEJA O VÍDEO:



A melhor época para testemunhar esse fenômeno em primeira mão é durante a estação chuvosa, que ocorre entre dezembro e abril, já que a cor das águas é diretamente influenciada pelo volume de precipitação. Durante a maior parte do ano, o Rio Palquella Pucamayu ostenta uma tonalidade marrom lamacenta. No entanto, durante a estação chuvosa, grandes quantidades de solo carregado com óxido de ferro são arrastadas das montanhas, conferindo à água um vibrante tom de vermelho.